Treinamento físico específico cresce muito no Brasil, entre os mais procurados estão o MMA (Artes Marciais Mistas) e o treinamento funcional.
Conheça as especificidades de cada treinamento:
Mixed Martials Arts (Artes Marciais Mistas)
Um mix de lutas, a citar: Jiu Jitsu, Boxe e Muay Thai que juntos promovem apresentações de todas as grandezas, desde o UFC (Ultimate Fighting Championship) com prêmios altos em dinheiro e cinturões a serem conquistados até torneios regionais e municipais espalhados pelo Brasil e mundo.
Treinamento Funcional
Muito se tem escrito e contestado sobre o que é esse treinamento. Um grupo de profissionais esclarece que Treinamento Funcional (TF) é:
1. Treino do movimento e não apenas dos músculos com o objetivo de tornar o corpo mais inteligente.
2. Movimento com propósito que seja multiarticular (várias articulações) e multiplanar.
3. Trazer os treinamentos exclusivos de atletas para pessoas comuns, copiando seus gestos diários e melhorando suas performances.
Esse treinamento pode ser praticado ao ar livre, quebrando a rotina. Utilizam-se materiais diversos como pneus, bolas, cordas, TRX, elásticos entre outros. Com essa flexibilidade e diferencial, atraindo os grupos que faziam treinamentos em academias convencionais.
A junção do Treinamento Funcional com MMA?
As artes marciais possuem movimentos específicos que devem ser executados com precisão tendo em vista o resultado final da luta.
A especificidade do esporte exige um treinamento anterior à luta muito equilibrado e direcionado. O treinamento funcional encaixa-se perfeitamente na necessidade de treinamento com resultados que o MMA necessita.
Com os lutadores, surgiram pessoas que se identificam com os treinamentos de MMA, mas não pretendem ir ao Octógono. Apenas gostam do tipo de treinamento e sentem-se motivados a praticar o esporte como atividade física.
Conheça nossos cursos de pós-graduação na área de EDUCAÇÃO FÍSICA
Curso de pós-graduação em LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE (MMA): INICIAÇÃO AO TREINAMENTO