Cinco mil unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes em 486 municípios espalhados por 17 estados, serão beneficiadas com a entrega de 25 mil computadores e 5.088 impressoras térmicas capazes de imprimir o Cartão Nacional do SUS.
Esses computadores irão reunir prontuários de pacientes de forma eletrônica e será possível armazenar todos os dados de acolhimento dos pacientes. Também será possível aos profissionais da saúde ter acesso a novos módulos que a versão anterior do sistema não oferecia. No módulo de saúde bucal, por exemplo, os cirurgiões poderão interagir com um ontograma eletrônico em que é possível fazer registros da situação de cada dente dos pacientes, garantindo continuidade e cuidado no atendimento. Também será possível inserir informações importantes da paciente no pré-natal, para acompanhamento dos profissionais.
O novo sistema dará mais agilidade ao atendimento. Por meio do prontuário eletrônico, os profissionais da saúde poderão acessar rapidamente as informações sobre o paciente, de forma clara e precisa. Os computadores já vêm com a nova versão do prontuário eletrônico para a atenção básica instalada. Em todos os municípios do país, as 40,7 mil unidades do SUS podem acessar gratuitamente a versão 2.0 do software (e-SUS AB).
Isso beneficiará mais de 15 milhões de brasileiros. O Ministério da Saúde investiu 91,2 milhões de reais na aquisição dessas máquinas. A estratégia faz parte do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), que envolve os 17 estados priorizados na distribuição dos computadores.