Peter Druker, um dos “papas” da administração, calculou que 60% dos problemas que surgem na organização têm como origem a falta ou falha na comunicação. E tendo contato com diversas organizações, posso até dizer que ele foi modesto nesse cálculo.
E qual o motivo de tantos problemas? Temos que lembrar que a comunicação é uma corrente com três elos – tecnologia, mídia e homem – e para que essa corrente funcione corretamente é preciso que esses elos sejam muito fortes. Se um deles for mais fraco é ai que a corrente irá arrebentar. E será que todos são fortes?
A tecnologia sem dúvida o é. Constantemente vemos o surgimento de novas tecnologias que nos ajudam na comunicação, como celulares multitarefas, por exemplo, novos notebooks e tablets etc. Um elo bastante forte.
A mídia também apresenta enormes progressos com novos canais de comunicação que facilitam o contato entre as pessoas, como tv a cabo, revistas segmentadas, internet, redes sociais etc. Aqui também temos um elo forte.
E o terceiro elo da corrente, o homem? Bem, é ai que reside o problema. Esse bé o elo mais fraco e é onde a corrente da comunicação, provavelmente, irá se romper. Aqui não houve praticamente nenhum progresso e o homem continua cometendo os mesmos erros de sempre no que diz respeito a se comunicar com outras pessoas. E o erro principal que ele comete é achar que ele se comunica bem, os outros é que não o entendem. A partir desse momento ele nada faz para melhorar, já que o problema não é ele, o problema são os outros.
Se nos conscientizamos que não nos comunicamos bem tomaremos providências para melhorar nossa comunicação, mas se acharmos que somos o máximo na comunicação nada faremos, e continuaremos a causar ruídos na nossa comunicação e dificultar o entendimento do que queremos comunicar pelos outros.
Conteúdo extraído do Blog do Professor Luiz Eduardo Gasparetto, coordenador dos cursos de Gestão e Marketing da Pós-graduação USCS.