Ser produtivo é um diferencial na hora de receber uma promoção. O colaborador mais produtivo geralmente é o mais integrado nos processos do trabalho e também demonstra mais autonomia nas atividades. Essa, porém, não é a realidade de muitos trabalhadores.
Uma pesquisa realizada com 1,5 mil colaboradores de várias posições nas áreas de marketing, TI, contabilidade, recursos humanos, vendas e produção manufatureira, revelou os três principais hábitos que atrapalham diretamente a produtividade. A pesquisa foi divulgada em reportagem publicada no site do World Economic Forum, em colaboração com o Business Insider. Entre os hábitos apontados, encontram-se:
multitarefas: o cérebro humano não acompanha com total desempenho mais de uma atividade simultaneamente. Para ser totalmente eficiente, o ideal é realizar uma tarefa e depois outra, pois o foco ficará em uma por vez, e isso será crucial para uma eficaz finalização. Essa é a razão por que também é indicado não digitar ou falar ao celular enquanto se dirige, pois o foco somente ao volante pode evitar a dispersão e, portanto, acidentes.
Esperar pelo outro para agir: certifique-se de que toda a equipe esteja integrada e envolvida no projeto para não ter surpresas desagradáveis, como não poder realizar a sua parte no processo só porque alguém ainda não realizou a parte que lhe cabia.
Respondendo a e-mails: passar o dia focado em responder e-mails pode não ser tão produtivo quanto se imagina. O ideal é que isso não tome mais que 30% de seu dia. Além disso, para evitar que apenas um ou outro esteja atualizado com relação ao andamento do projeto, pode-se usar uma ferramenta de mensagens instantâneas que inclua todo o grupo, já que não haverá a obrigatoriedade de todos responderem.