Vigilância Alimentar e Nutricional

Vigilância Alimentar e Nutricional

image


A vigilância nutricional pode ser definida como conjunto de práticas que visa vigiar os padrões alimentares da comunidade, considerando alguns fatores: econômicos, culturais, sociais e estéticos das populações, visando à detecção precoce de erros alimentares e nutricionais a fim de que possa intervir de formas necessárias com vistas a prevenir, detectar ou tratar os agravos provenientes da alimentação e nutrição da população.

 

Elencaremos alguns problemas nutricionais encontrados na população brasileira.


Desnutrição Energético-Protéica - DEP: causada por deficiência na ingesta de proteínas, acarretando em crianças, atraso no crescimento e desenvolvimento pôndero-estatural, (alteração na relação peso x altura) diminuição de massa muscular e adiposa, infiltração gordurosa no fígado e lesões de pele. Podendo evoluir com complicações mais graves como é a do tipo Marasmo emagrecimento extremo- e Kwashiokor - apresentando complicações além do emagrecimento extremo, edema acentuado de abdome e de MMII (pernas).


Anemias ferroprivas: deficiência de íon ferro devido a uma dieta não balanceada. Ocorre predominantemente na região Norte do Brasil, com particular enfoque para o Amazonas nas zonas ribeirinhas e no estado do Pará. Os principais grupos afetados são crianças menores de 5 anos e gestantes. Como fatores determinantes podem elencar: desmame prematuro, população de baixa renda, consumo insuficiente de alimentos, baixo nível de conhecimento e condições de moradias insalubres.


Hipovitaminose A - uma das principais causas de lesões oculares que remetem à cegueira por deficiência desta vitamina. São fatores complicadores para o aprendizado em pré-escolares e escolares. Esta condição aumenta o risco de mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos de idade.


Bócio endêmico :devido a falta de Iodo produzido pela Tireóide. O bócio endêmico pode evoluir para o cretinismo endêmico que ocorre devido à falta de iodo na dieta das crianças, interferindo em seu crescimento e desenvolvimento mental. Este problema é facilmente resolvido com a adição de Iodo ao sal doméstico para consumo humano com Sal iodado.


Cárie dental : devido à higiene dental precária e diminuição do Flúor na água do abastecimento público em alguns municípios brasileiros. A má escovação em crianças menores remete ao Brasil ter em populações uma condição lamentável de 7 dentes lesados ou perdidos por habitante.


Com atuação da Vigilância Alimentar e a conscientização da população em relação à hábitos adequados de ingestão alimentar, com alimentos ricos em nutrientes, sejam em relação a proteínas, vitaminas, sais minerais e água, haverá uma diminuição dos agravos supra citados e com isso a população brasileira terá uma melhor qualidade de vida, desunindo a procura em equipamentos de saúde.




 



 

Cursos nas modalidades PRESENCIAL E EAD



Pós-graduação na área de NUTRIÇÃO



Curso de VIGILÂNCIA SANITÁRIA E QUALIDADE DE ALIMENTOS

0800 767 8727 | (11) 2714-5699