A escola de Educação Infantil é um lugar privilegiado para a vivência de situações diversas, que são importantes no desenvolvimento e aprendizagem por meio do brincar, pois é o espaço do coletivo, o que amplia a possibilidade de interação.
Vygotsky destacou a importância do jogo para a aprendizagem e o desenvolvimento, uma vez que seu caráter lúdico, presente na conduta infantil, desperta na criança o interesse e a vontade de experimentar, atuar de forma diferente da realidade, superar-se. Em constante relação com os outros e com os objetos mediadores, ocorrem situações de aprendizagem diversas, pois há uma constante investigação e ressignificação das experiências vividas pelo indivíduo.
Porém, é comum que haja uma divisão entre os momentos de “trabalhar” ou “fazer atividades” e os momentos de brincar, como se fossem aspectos que não são passíveis de interação em instituições de Educação Infantil. Muitas vezes, o professor esforça-se para criar “atividades significativas” e propostas envolventes, enquanto seria possível estar atento aos momentos de brincadeira e integrá-los ao desenvolvimento de competências e habilidades.
Para que o professor realize intervenções, é preciso estar atento ao contexto para não descaracterizar o caráter lúdico da brincadeira, respeitando o interesse das crianças por este tipo de proposta. Quando a presença do adulto acontece de maneira natural e suscita o engajamento espontâneo das crianças, há grande troca de ideias, experiências e conhecimentos entre elas, que passam a agir como protagonistas de seu aprendizado.
Por Profa. Ma. Nayara Vicari B. de Biasi
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