O potencial competitivo para colocação no mercado profissional está definido no mundo moderno não tanto pela quantidade de recursos presentes, mas, mais pela qualidade do capital humano, o nível da criatividade e uso prático de conhecimentos que colaboram para a atividade inovadora da economia. A publicidade criativa, arquitetura, design, criação de novos produtos, entre outros, apoiam-se cada vez mais em um aspecto visual imaginativo e impactante para comunicar as mensagens das suas criações. Na área do ensino, a introdução da história da arte e da arte educação é cada vez mais notória, pela competência de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas e criativas, e para desenvolver a sua imaginação.
A oferta do curso de pós-graduação em História da Arte justifica-se, assim, pelo forte embasamento que oferece aos profissionais que atuam nessas áreas, especialmente pelo enfoque na expressividade das obras de arte, no caráter estético e na dinâmica das relações que a arte estabelece com a sociedade e com o mercado. O curso favorece a formação de pesquisadores, docentes e profissionais do campo das artes visuais e visa propiciar aos alunos uma postura mais crítica, consciente e aberta às perspectivas multiculturais e históricas da sua participação no próprio processo criativo.