Manter a concentração nos estudos, principalmente quando temos que conciliá-lo com o trabalho ou atividades domésticas, não é uma tarefa fácil. Na pós-graduação, por exemplo, este é um desafio que muitos alunos que já possuem um ritmo ativo com diversas responsabilidades, enfrentam para manter a mente pronta para os estudos. Mas você sabia que a falta de foco por estar relacionada à sua alimentação?
Além do estresse acumulado em atividades rotineiras, a falta de nutrientes como a Vitamina B e Carboidrato no organismo podem aumentar ainda mais a exaustão, diminuindo a concentração nos estudos.
Confira algumas dicas de alimentação que te ajudarão a manter o foco durante os estudos:
Água nunca é demais
Além de essencial para o nosso bem-estar, a água ajuda a aumentar a capacidade intelectual. De acordo com a Universidade do Leste de Londres, beber 500 ml de água antes de atividades intelectuais faz com que o cérebro trabalhe até 14% mais rápido. E não se esqueça de tomar de 1 a 2 litros de água ao longo do dia.
Insira proteínas e carboidratos na alimentação
O consumo de alimentos ricos em proteínas e carboidratos dá ao corpo energia, auxiliando na disposição do cérebro e, conseqüentemente, no aumento de concentração. Opte por carboidratos ricos em fibras, que se transformam mais lentamente em glicose, como massas integrais, arroz integral e pães. Com as proteínas, dê preferência à legumes, ovos, carnes e nozes.
Ômega 3
Alimentos com o Ômega 3 ajudam a manter a concentração, além de melhorar a circulação cerebral. O ácido graxo, presente em peixes, age diretamente na formação da bainha de mielina, que é um dos componentes dos neurônios. Assim, ocorre a melhora no desempenho cognitivo.