O Governo do Amapá aderiu ao Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania. O termo instituindo o programa na rede estadual de ensino foi assinado neste semestre.
Utilizando os gibis da turma da Mônica, de autoria do Maurício Sousa, o programa promoverá ações em 28 escolas estaduais, atendendo cinco mil alunos do 5º ano. Com as atividades que serão realizadas no cotidiano, durante as aulas, os participantes praticarão a democracia e a convivência social nas escolas e nas comunidades exercitando, assim, a cidadania.
A expectativa é que os estudantes se tornem pessoas que exijam transparência e efetividade nos atos dos governantes. A meta é atingir todas as escolas devido a importância do programa. Nós estamos plantando um programa que trará benefícios tanto para os alunos quanto para a sociedade em geral, mais que alunos, estamos formando cidadãos, afirmou o governador em exercício do Amapá, Papaléo Paes.
Na primeira etapa, a CGU disponibilizará gratuitamente todo o material e uma capacitação para os professores que aplicarão a metodologia em sala de aula. O conteúdo da metodologia trata de valores éticos, morais e integração, que são importantes para o desenvolvimento do caráter dessas crianças, explicou José Aroldo Gomes, coordenador do projeto.
No próximo ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) ficará responsável por reproduzir o material. Também participam do programa a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Controladoria Geral do Estado.
_______________________________________________________________________
Neste sentido, aprimorar a educação é garantir que os jovens tenham acesso a um ensino de qualidade, com conteúdos que priorizam a ética, o bem-estar social e os valores de cada indivíduo na sociedade. Ficou interessado por temas desta natureza? Conheça a Pós em Educação Cognitiva e Valores Éticos ofertada pela USCS e saiba como fazer a diferença em sua área de atuação.