A prática de atividades físicas traz diversos benefícios à saúde. É, por exemplo, um importante fator para proteger as crianças de alto nível de estresse.
Um estudo realizado pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, sugere que o sedentarismo nas crianças aumenta a quantidade do hormônio responsável pelo estresse: o cortisol.
A pesquisa acompanhou 252 crianças de até 8 anos de idade e monitorou o nível hormonal e as atividades físicas praticadas por elas.
Verificou-se que, quando expostas a situações consideradas estressantes, as crianças sedentárias tinham picos hormonais em comparação com as que se exercitavam. Por sua vez, as crianças mais ativas mantiveram nenhum ou pouco nível de cortisol alterado.
A pesquisa é pioneira em associar níveis de estresse infantil com a prática de atividade física. Para tanto, os pesquisadores avaliaram o pulso e os níveis de cortisol das crianças durante a prática de exercícios físicos. Para a avaliação dos níveis de estresse, os participantes foram submetidos a tarefas como cálculos aritméticos ou contação de histórias.
Em entrevista ao Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Silja Martikainen, principal autora do estudo, destacou que os exercícios físicos são de suma importância para a saúde mental das crianças: “Esses resultados sugerem que o exercício promove a saúde mental regulando o hormônio que propicia o estresse”.