Mesmo com grande importância na prevenção de doenças, diversas pessoas ainda carregam a ideia de que o check-up médico não passa de um monte de exames, muitas vezes sem necessidade. Esse pensamento errôneo é algo que precisa ser corrigido, já que o check-up é uma rotina essencial no diagnóstico de doenças que precisam ser reconhecidas precocemente, como as cardiovasculares ou o câncer.
Os exames preventivos também são essenciais na identificação de males "ocultos", como colesterol alto, alteração nos rins, tireoide e lesões no colo uterino.
As doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de morte no Brasil, seguida do câncer. Portanto, pessoas com histórico dessas doenças na família precisam redobrar a atenção, fazendo avaliações regradas, periodicamente.
Esses check-ups precisam fazer parte de nossa rotina. Crianças devem visitar o pediatra anualmente, adolescentes devem ir ao ginecologista ou urologista a partir da puberdade, e adultos precisam fazer o check-up para prevenção de doenças crônicas a partir dos 30 anos, ou antes, caso haja sintomas ou dúvidas.
Geralmente, o tipo de check-up mais realizado é o Executivo, nome dado à prática de diversos exames, de diferentes especialidades, em um só dia. Mas também há o individualizado, em que o clínico ou cardiologista, dependendo da escolha do paciente, solicita exames conforme a necessidade de cada caso.
Lembre-se: independentemente do tipo de exame, dos mais simples aos mais complexos, o check-up ajuda a preservar a saúde e a prevenir doenças. Não deixe de incluí-lo em sua lista de metas anual.
Aproveite e conheça os Cursos de Pós-graduação em Saúde da USCS. São diversas opções para o seu crescimento profissional!