Nesta quarta-feira, 1o de novembro, as avenidas Jacu-Pêsseco, 23 de Maio, Bandeirantes e a pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello–Ayrton Senna, passarão a cronometrar o tempo de percurso que o motorista faz entre um radar e outro.
O novo sistema irá funcionar da seguinte maneira:
Ao passar pelo primeiro radar, o aparelho irá registrar o horário e a velocidade em que o veículo passou. Se chegar ao segundo radar mais rápido que o tempo estimado pela CET, considerando a velocidade máxima da via, o motorista será notificado via carta em sua residência.
A ideia é coibir o hábito de certos motoristas de desacelerar apenas quando estão perto dos radares e, assim, conscientizá-los para a redução de acidentes. Essa medida não irá gerar multas nem pontuação na carteira de habilitação, apenas uma notificação por excesso de velocidade.
Vale lembrar que agora também mudou a regra de suspensão da CNH para motoristas que atingirem 20 pontos ou mais. A nova regra suspende a CNH por um tempo mínimo de seis meses. Motoristas que tiverem a CNH suspensa mais de uma vez no ano terão a pena mínima aumentada para oito meses.
Esse novo prazo serve para as novas multas. Quem teve a suspensão antes de 1o de novembro de 2017 irá seguir as regras antigas, e o tempo máximo de suspensão continua sendo de 12 meses.