Um profissional que deseja crescer em seu meio de atuação e estabelecer uma rede de contatos sólida, ampliando ainda mais as possibilidades de negócio, precisa manter um bom networking. A ferramenta, utilizada para troca de informações e estreitar relacionamentos no universo corporativo, torna-se cada vez mais essencial para abrir novas portas, seja em novos negócios ou até mesmo uma oportunidade de emprego.
Uma boa maneira de manter o contato com outros profissionais é, sem dúvida alguma, frequentando eventos da área. Porém, é preciso usar o bom senso na hora de estabelecer conversas e manter um relacionamento constante com as pessoas e os grupos alcançados durante o networking.
Confira algumas dicas para desenvolver um bom networking:
1. Faça uma seleção de contatos
O networking não é apenas sair em busca de milhares de contatos, apresentando-se e trocando ideias que nada agregarão ao seu objetivo. É preciso construir grupos relacionados com aquilo que deseja desenvolver ou com a sua área de atuação. A seleção dos contatos tornará o relacionamento mais fácil e assertivo.
2. Marque encontros pessoalmente
A internet é uma excelente ferramenta para iniciar a sua estratégia de networking, mas é preciso ir além. A melhor maneira de estabelecer relacionamentos sólidos e de confiança é marcando encontros presenciais periodicamente.
3. Aproveite os eventos
Ao participar de palestras, feiras ou eventos em que você encontrará potenciais contatos para a sua rede de networking, é preciso estar preparado. Tenha sempre à mão os seus cartões de visita, para trocar com os demais profissionais, e procure abordar assuntos relevantes durante a conversa.
4. Mostre interesse pelo trabalho dos outros profissionais
Assim como você, os demais profissionais envolvidos no networking também possuem os seus projetos e objetivos. Evite falar apenas sobre você e demonstre interesse no trabalho do outro profissional. Questione-o e busque entender o seu propósito. E caso possa ajudá-lo, não pense duas vezes!
Lembre-se: o networking é formado por pessoas, e esse relacionamento precisa manter-se em pé, assim como as amizades pessoais. Portanto, esteja sempre presente e não busque pelos contatos apenas quando precisar de algo.