A Enfermagem possui diversas frentes de especialização, dentre elas há a Enfermagem em Estomaterapia, que se destina ao cuidado assistencial de pacientes com estomias, feridas, tanto agudas, quanto crônicas, fístulas e incontinências urinária e anal. Além disso, o estomaterapeuta é o profissional capacitado para atuar no cuidado e manejo de tubos, drenos e cateteres.
A atuação deste profissional é ampla, podendo atuar tanto em contexto hospitalar e ambulatorial, quanto em contexto domiciliar. Por sua alta flexibilidade para atuar em diversos contextos, o especialista em estomaterapia conta com maiores oportunidades no mercado de trabalho, principalmente por ser uma área de especialidade que carece de profissionais habilitados.
Continue a leitura e saiba tudo sobre a Pós em Estomaterapia da USCS!
LEIA TAMBÉM:
- O que é Enfermagem em Estomaterapia?
- O que faz um enfermeiro em estomaterapia e onde pode atuar?
- Como é o mercado de Enfermagem em Estomaterapia e qual a remuneração da área?
- O Impacto Psicoemocional do Estoma na Vida do Paciente
- Assistência de Enfermagem ao Paciente Ostomizado: Baixe um e-book gratuito sobre o tema
A Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia da Pós USCS
A Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, foi idealizada para oferecer aos estudantes uma formação sólida, completa e atualizada, objetivando especializar e capacitar os profissionais graduados em Enfermagem para a atuação sistemática e terapêutica nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinências urinária e anal.
Desta forma, os enfermeiros capacitados pela Pós em Estomaterapia da USCS desenvolverão múltiplas competências no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar, além de desenvolverem habilidades únicas para a assistência direta ao paciente, para a orientação de pacientes e familiares ou responsáveis, bem como se capacitarão para atuar no treinamento de profissionais da saúde.
O curso se divide em módulos que possibilitam ao aluno a obtenção de um aprofundamento de seus conhecimentos de forma progressiva, para que, assim, adquiram maior fundamentação teórica com o aprimoramento técnico para o tratamento de estomias, fístulas, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, além de se habilitarem para atuar com o manejo de tubos, cateteres e drenos. O programa da Pós em Estomaterapia também objetiva promover o desenvolvimento de raciocínio clínico baseado em evidências.
Quais são os objetivos da Pós em Enfermagem em Estomaterapia e quem pode fazer?
A Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia tem como principal objetivo desenvolver e aperfeiçoar no enfermeiro a habilidade de assistência ao indivíduo com estomias, fístulas, feridas agudas e crônicas, incontinências anal e urinária, ou que possuam cateteres e drenos.
Além disso, o aluno também encontra na Pós em Estomaterapia a oportunidade de aprimorar suas habilidades para atuar com a educação em saúde de pacientes e familiares, referente ao autocuidado domiciliar durante a recuperação de processos clínicos.
Somente no curso de especialização em Estomaterapia da USCS o profissional da área da saúde encontrará a capacitação técnica ideal com desenvolvimento de pesquisa para o campo da Estomaterapia, além de desenvolver habilidades para o gerenciamento de serviços especializados na área.
Assim, a Pós-graduação em Estomaterapia é ideal para todos os profissionais graduados em Enfermagem que nutram interesse pela área da Estomaterapia e desejam ampliar suas atuações no campo da Enfermagem, visando o alcance de novas posições no mercado, ou mesmo que desejam empreender no campo da Estomaterapia.
Logo, se você deseja obter uma rentabilidade maior e evoluir profissionalmente em uma área que está em constante ascensão no Brasil e no mundo, se atualizando em tratamentos inovadores em Estomaterapia para se destacar no mercado de trabalho, a Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul é para você!
Por que fazer Enfermagem em Estomaterapia na USCS?
A Pós em Enfermagem em Estomaterapia na USCS é voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional de enfermeiros, onde estes irão incorporar conhecimentos pré-existentes na área de Enfermagem aos estudos aprofundados em Estomaterapia. Os alunos do curso também irão se capacitar para a realizarem tratamentos inovadores e personalizados que não apenas melhoram a saúde dos pacientes, como também elevam a autoestima e a qualidade de vida destes.
A aluna da Pós em Estomaterapia, Benda França, contou sua jornada inspiradora ao fazer transição de carreiras com a USCS, encontrando no curso o ambiente ideal para se especializar na área e conseguir conquistar todos seus objetivos. A enfermeira contou sobre seu trabalho com a reabilitação de pacientes, bem como sobre seu contato direto com pacientes com feridas e estomas, depositando sua confiança na Pós USCS para que pudesse aprender mais, unindo o sonho de fazer a diferença na vida de seus pacientes, com seu desejo em dar um salto na carreira.
Além de Brenda, nosso aluno Roberto Canavezzi, enfermeiro, também relatou seu sonho em poder contribuir com a sociedade, tendo encontrado na Pós o ensino perfeito para transformar a vida de pacientes em entidades de longa permanência a qual atua como voluntário.
Qual a matriz curricular da Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia da USCS?
A Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, conta com duração de 20 meses e carga horária total de 470h, sendo 150h destinadas ao estágio supervisionado. Entre alguns destaques da matriz curricular temos:
- Desenvolvimento Profissional;
- Estomias, Fístulas e Drenos;
- Atividades Práticas em Estomias, Fístulas e Drenos;
- Feridas;
- Atividades Práticas em Feridas;
- Incontinências Urinária e Anal;
- Atividades Práticas em Incontinências Urinária e Anal;
- E muito mais…
Confira mais detalhes sobre a matriz curricular da Pós em Estomaterapia na página oficial do curso e se maravilhe com os conhecimentos que você irá obter neste curso sob a tutela dos maiores especialistas do mercado.
Quem coordena o curso de Enfermagem em Estomaterapia?
O curso de Enfermagem em Estomaterapia da Pós USCS é coordenado pela Professora Geysiane Rocha, graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Estomaterapia pela mesma instituição. Geysiane realizou Residência na UTI do Adulto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde adquiriu uma experiência sólida na área.
Além disso, a professora Geysiane atuou na implementação de serviços em Estomaterapia em hospitais e também na elaboração de protocolos em Estomaterapia. Além disso, a especialista atua como palestrante em congressos e simpósios para eventos sobre Estomaterapia, Feridas e Incontinências, difundindo a especialidade pelo país.
Sob a coordenação de Geysiane, a Pós-graduação em Estomaterapia se destaca por seu conteúdo completo e pela qualidade do corpo docente integrante, todos com ampla experiência na área, possibilitando aos alunos a oportunidade de aprender com os melhores, garantindo uma formação de excelência.
Saiba mais sobre a Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia da USCS!
Querendo saber mais sobre a Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências da Universidade Municipal de São Caetano do Sul? Adquira agora mesmo um material exclusivo que disponibilizamos para você conhecer melhor o curso!
Através do nosso Playbook você terá acesso a todas as informações sobre a Pós em Estomaterapia, além de ter acesso a informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e a atual remuneração do enfermeiro especialista em Estomaterapia. Acesse agora mesmo.
Se especialize com a Pós em Estomaterapia e alcance novas oportunidades na área da Enfermagem. Vem pra USCS!