A Ozonioterapia tem ganhado cada vez mais interesse popular e midiático por seu caráter terapêutico para o tratamento de diversos casos clínicos. Entretanto, o uso da Ozonioterapia na medicina tem origem na Primeira Guerra Mundial, quando era requisitado para o tratamento de feridas em soldados alemães.
Essa modalidade de tratamento envolve uma técnica, minimamente invasiva, que utiliza da manipulação de ozônio que, pelas classificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se trata de um gás “com forte poder oxidante e bactericida”, sendo assim muito requisitada como auxiliar em casos clínicos variados.
Continue a leitura e conheça os benefícios da Ozonioterapia para a saúde!
LEIA TAMBÉM:
- Conheça nossa nova Pós-graduação em Ozonioterapia!
- Como abrir uma clínica de estética?
- Aumento de colágeno: Saiba tudo sobre o procedimento estético para quem tem medo de agulha
- Aumenta a procura por profissionais da área da Estética durante o verão para cuidados com o corpo
- Procedimentos estéticos vão além de cirurgias, fazem parte do aumento da autoestima
Benefícios para a saúde com o tratamento de Ozonioterapia
Através da administração do ozônio com fins terapêuticos, a Ozonioterapia promove inúmeros benefícios onde, ao aumentar a oxigenação tecidual e estimular o metabolismo, promove a analgesia, além de possuir efeitos bactericida, fungicida e anti-inflamatório.
Tal procedimento, sendo minimamente invasivo, é recomendado para pacientes que estejam em tratamento para casos clínicos variados, logo, a aplicação dessa terapia pode ser realizada por todos os profissionais da área da saúde.
A Ozonioterapia pode até mesmo auxiliar em casos de afecções aos membros de pacientes diabéticos, evitando amputações ao promover uma rápida cicatrização dos tecidos - tudo isso por um baixo custo. Além disso, essa modalidade terapêutica pode também atuar na modulação do estresse oxidativo, melhorando a circulação periférica.
Quais procedimentos podem utilizar o tratamento com Ozonioterapia?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em junho de 2022 uma definição para o uso da Ozonioterapia onde a aplicação dessa terapia somente poderia ser utilizada para fins odontológicos e estéticos, podendo ser requisitada para:
- Tratamento de cárie dental;
- Prevenção e tratamento de inflamações e infecções nos dentes;
- Potencialização da sanificação do sistema de canais e radiculares;
- Auxílio no processo de reparação tecidual em cirurgias odontológicas;
- Limpeza e assepsia da pele;
- Entre outros procedimentos.
Essa decisão da Anvisa é baseada na falta de comprovação e evidências científicas que comprovem a eficácia e segurança do procedimento voltado para o uso médico. Entretanto, em 2023, o presidente Lula, através da sanção da Lei 14.648/2023, autorizou e regulamentou o uso terapêutico do ozônio, contanto que utilizado com caráter complementar.
Quais profissional podem realizar esse procedimento?
Como previsto pela Lei nº 5.728, sancionada no dia 5 de janeiro de 2024, o tratamento com a técnica da Ozonioterapia somente pode ser realizada por profissionais da saúde com formação superior e inscrição no conselho de fiscalização de suas profissões.
Segundo a Lei instituída, estabeleceu-se que cada frente da área da saúde deveria se orientar segundo as indicações de cada conselho, visto que cada frente possui diferentes linhas de atuação com a Ozonioterapia.
Dentre a área da saúde, são os profissionais autorizados por seus Conselhos de Classe Profissional a realizar procedimentos em Ozonioterapia:
- Médicos;
- Médicos odontológicos;
- Médicos veterinários;
- Fisioterapeutas;
- Farmacêuticos;
- Enfermeiros;
- Biomédicos; e
- Biólogos.
Ainda, profissionais da área de Estética estão habilitados para a prática da Ozonioterapia. A condição para estes profissionais é o respeito às regras estabelecidas por seus respectivos conselhos, além da utilização de equipamentos que estejam em aprovação pela Anvisa. Caso haja violação nos termos estabelecidos, o profissional estará cometendo infração sanitária, sob o risco de penas, tais como interdição, cancelamento de registro e multa.
Seja um especialista no tratamento com Ozonioterapia
Se você é profissional da saúde ou da área da estética e deseja integrar a Ozonioterapia nas práticas clínicas que oferece a seus pacientes, é imprescindível contar com uma capacitação para conseguir realizar essa terapia com maior grau de habilidade e confiança podendo, assim, fornecer a seus pacientes um atendimento com eficácia e ética profissional.
Na Pós-graduação em Ozonioterapia você conta com um corpo docente formado pelos melhores profissionais da área da saúde, além de contar com o coordenador do Núcleo de Estética da Pós USCS, o doutor Rodrigo Fabrizzio, esteticista de renome, ideal para que você tenha um desenvolvimento técnico e prático na ozonioterapia.
O curso de Ozonioterapia tem duração de 18 meses e carga horária total de 360h, divididas entre aulas teóricas e práticas. A Pós atende a modalidade semipresencial, com aulas presenciais e online ao vivo, com a possibilidade de ser realizada tanto em São Caetano do Sul, quanto em São Paulo.
Somente com a Pós em Ozonioterapia você consegue atender a um mercado em expansão. Se torne o profissional que você sempre sonhou e se capacite para atender seus pacientes nessa técnica inovadora com a segurança e confiança que você precisa!