O educador físico tem um papel muito importante na sociedade, promovendo recursos que garantem a saúde e o bem-estar do corpo e da mente.
O esporte atravessa barreiras sociais, promovendo união, disciplina e competitividade. Por essa razão, ele é essencial em qualquer meio social, sendo muito importante que os profissionais dessa área busquem sempre o aprimoramento de seus conhecimentos para ser agentes transformadores.
Ao praticar uma atividade física regularmente, ocorre um aumento de endorfina no organismo. Essa substância é responsável por alterações de humor, promovendo bem-estar. Por essa razão o esporte pode auxiliar na reversão de quadros de depressão, sendo muitas vezes parte de tratamentos psicológicos.
Além disso, exercícios físicos melhoram o funcionamento do sistema imunológico, protegendo o organismo do desenvolvimento de doenças, retardando o efeito de radicais livres, que são responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele, diminuindo, portanto, as alterações cutâneas, o que inclui acnes, e melhorando a autoestima.
Nas empresas, as atividades esportivas diminuem o sedentarismo, promovem coletividade e trabalho em equipe.
Não há dúvidas de que o esporte pode transformar vidas, alterando realidades e promovendo o desenvolvimento humano. Um exemplo de como ele pode proporcionar oportunidades são os atletas que irão competir nos Jogos Paraolímpicos, que ocorrerão de 7 a 18 de setembro. Mesmo com suas limitações, eles mostram a força do esporte na recuperação e na superação de desafios.
Por essas e outras razões, a Pós-Graduação USCS parabeniza todos os profissionais de educação física por fazerem parte de todas essas mudanças.
Dia 1º de setembro é o Dia do Educador Físico. Conheça nossos cursos.