Pelas ruas, nos transportes públicos ou nos parques é comum nos depararmos com pessoas lendo um livro e ouvindo algo ao fone de ouvido simultaneamente. Mas será que nesse momento a atenção dessas pessoas está voltada às duas coisas ao mesmo tempo?
A audição e a leitura são processadas pela mesma região do cérebro. Portanto, é impossível se concentrar por completo nas duas ações de uma só vez.
Para entender mais facilmente a situação, imagine que você esteja lendo um livro de matemática, com questões complicadas que serão aplicadas no dia seguinte em uma prova. Os diversos cálculos, regras e fórmulas precisam de atenção genuína nesse momento. Ao mesmo tempo, porém, uma música está tocando no ambiente de leitura. Devido à forte ligação do cérebro com o conteúdo lido, você dificilmente se dará conta do que está tocando, isso porque ambas as ações competem pela mesma via cerebral.
O mesmo acontece quando estamos, por exemplo, no metrô, vendo o celular ou lendo um livro, e não escutamos quando a nossa estação de destino é anunciada.
Essa condição foi intitulada de “surdez por desatenção”, em um estudo realizado pelo Journal of Neuroscience. Nela, os pesquisadores verificaram que o cérebro tem dificuldades em fazer qualquer outra coisa quando se está muito concentrado em alguma ação visual.
É claro que, em situações nas quais estamos apenas folheando um livro ou uma revista, sem um propósito específico – consequentemente, sem muita atenção –, conseguimos lidar com as demais ações, inclusive cantar durante a "leitura visual" do livro. Porém, ao nos depararmos com algum trecho de interesse, o cenário muda e o cérebro passa a trabalhar para apenas uma das ações.
Gostou? Você pode aprender ainda mais sobre processos cognitivos e funcionamento do cérebro no curso de Pós-graduação em Neurociências Aplicadas à Educação. Conheça!