Hoje, com toda certeza, podemos dizer que o ser humano imergiu de vez no universo digital. Os avanços tecnológicos apresentados nos últimos anos introduziram grandes e positivas mudanças não apenas no comportamento pessoal, mas também no ambiente profissional. Com inúmeras possibilidades e fácil acesso na ponta dos dedos, as pessoas passaram a gastar ainda mais tempo conectadas à internet, em busca de novidades e participando assiduamente com conteúdo próprio relacionado à sua rotina.
O ambiente, capaz de conectar milhares de pessoas ao redor do mundo, tornou-se rapidamente um meio de grande potencial econômico e, consequentemente, uma ferramenta essencial na comunicação de empresas e marcas. A aproximação rápida e direta com o público, assim como o seu feedback instantâneo, foram fatores decisivos para que as mídias sociais se incluíssem no plano de marketing de praticamente todas as empresas. Com isso, abriu-se uma nova necessidade de mercado, que segue em evolução e cresce aceleradamente a cada ano: os chamados profissionais de mídias sociais.
Com os avanços digitais, dezenas de novas possibilidades a ser exploradas na internet surgem a cada instante, e o domínio dessas ferramentas, acompanhado do pensamento estratégico e do aprofundamento do mercado de atuação, é indispensável para que resultados possam surgir nas mídias sociais. O meio de distração e entretenimento virou coisa séria, e as empresas, compreendendo tal importância, buscam cada vez mais profissionais qualificados para assumirem essa nova e promissora posição. Contudo, a exploração desse novo nicho identificou também a necessidade de profissionais aptos e qualificados para a gestão de um negócio na internet.
Dominar a técnica já não é suficiente para alavancar a comunicação de uma empresa nas redes sociais. Com a participação do público cada vez mais em evidência, o profissional por trás de perfis na internet precisa entender também o comportamento de seu público, as possibilidades no marketing digital, e estar atualizado sobre tudo o que acontece nesse mundo paralelo. Em meio à crise, é importante que as empresas mantenham uma comunicação e um relacionamento diferenciados com o seu target, conhecendo-o e entregando um conteúdo personalizado, conforme aquilo que desejam ver e consumir.
Com inúmeras oportunidades se abrindo ao mercado, novos cursos também surgem, a fim de preparar profissionais digitais, desenvolvendo técnicas e habilidades necessárias para a atuação em mídias sociais. Pensando nisso, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desenvolveu em sua grade o curso de Pós-graduação em Mídias Sociais e Marketing Digital, destinado a profissionais de diversas áreas da comunicação, interessados em atualizar e aprofundar seus conhecimentos de marketing e comunicação na área digital. O curso aborda temas importantes para o profissional de Social Media, como mecanismos de buscas (SEO), Marketing Digital Estratégico, Comportamento do Consumidor Digital e Mobile Marketing.
As inscrições para o curso presencial no campus São Paulo, localizado no centro da cidade, já estão abertas. As aulas estão previstas para o início de abril. Informações a respeito do curso podem ser obtidas por meio do site www.posuscs.com.br ou pelo telefone 0800 767 8727.