Em recente estudo realizado pela Unidade de Investigação em Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) foi constatado a importância do exercício físico na prevenção e tratamento do diabetes.
O cuidado com a alimentação não é a única forma de combate a diabetes. E é por isso que o investimento em intervenções comunitárias de atividades físicas pode auxiliar no combate a esta doença.
A importância do exercício físico para os idosos é ainda maior, principalmente aqueles que já têm a diabetes. Com uma rotina de atividades de baixa intensidade e baixo custo é possível auxiliar na manutenção da saúde dos idosos.
No estudo, foram recrutados 60 idosos, entre 55 e 75 anos, com diabetes tipo 2. E esse grupo foi submetido a uma carga de exercícios que envolvia aeróbico, agilidade, equilíbrio e flexibilidade, pelo menos três vezes na semana.
O teste foi realizado durante nove meses, e sempre supervisionada por um enfermeiro ou educador físico. Ao final dos estudos, todos os participantes mostraram melhorias no controle da diabetes, na pressão arterial, no perfil lipídico e no perfil antropométrico.