A prática de exercícios é comum no verão. No entanto, alguns cuidados básicos direcionam no sentido de fazer com que os adeptos de esportes tenham a cautela necessária antes de realizar qualquer atividade.
Neste sentido, uma avaliação médica, incluindo exames como eletrocardiograma e hemograma, torna-se essencial. Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de medidas preventivas.
Confira algumas dicas e saiba como pode ser muito mais fácil exercitar-se a partir desta temporada!
ESCOLHA DO EXERCÍCIO
Parece óbvio, mas a escolha do tipo de exercício físico é fundamental para que a prática perdure durante todo o ano. A pessoa deve analisar o seu estilo de vida e avaliar se tem mais aptidão para exercícios aeróbicos, musculação, ou se é melhor iniciar com uma caminhada. Há inúmeras opções como, por exemplo, aulas de circo. Na prática, o exercício deve ser um momento de lazer!
HIDRATAÇÃO
A ingestão de líquidos, isotônicos e água, deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Com a alta temperatura, o corpo perde mais água e sais minerais inclusive sódio , o que eleva o risco de tonturas e mal-estar. Jamais considere nessa lista bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, já que essas substâncias são diuréticas e aceleram o processo de perda de líquidos.
USAR ROUPAS ADEQUADAS
É muito natural que com tanta gente nas ruas, parques, praças e praias, as pessoas queiram caprichar na roupa. No entanto, na hora de praticar exercícios, vale a elegância da simplicidade. Tecidos que facilitam a secagem do suor e roupas que não apertam são os mais adequados. Quanto ao calçado, siga a dica de sempre: tênis!
HORÁRIOS CERTOS
Os exercícios ao ar livre não devem ser realizados em qualquer horário. Os mais adequados são início da manhã, até as 10 horas, e após as 16 horas. Nesses horários, o risco de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol como câncer de pele são menores. Além disso, você evita o envelhecimento precoce. Vale lembrar que o horário indicado é o real, não o horário de verão!
PROTEGER A PELE
Por fim, um bom protetor solar é um dos principais aliados da prática de atividades físicas ao ar livre. Na compra, priorize um bom produto, com fator 30. Na praia, o cuidado deve ser redobrado, já que a areia branca é refletora dos raios solares.
Fonte: Instituto de Ortopedia e Saúde