História e cultura do Brasil: o folclore e as tradições

História e cultura do Brasil: o folclore e as tradições

image



Conjunto de criações culturais e sociais baseadas na identidade de uma sociedade, o termo Folklore foi criado em 22 de agosto de  1846 por William John Thoms e tem a sua formação de origem saxônica: “folk”, que significa “povo”, e “lore”, que significa “saber”. No Brasil, a palavra foi adaptada para "folclore".

O folclore é a essência de cada povo. Inclui a cultura das artes, lendas, músicas, comidas, danças populares, crendices e superstições, entre outras coisas, dependendo da região.

No Brasil, temos mais de 15 bens culturais e naturais declarados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.  

A imigração de outros povos para o Brasil trouxe importantes características para a formação da nossa cultura, que foram incorporadas ao longo dos anos. O exercício da cultura e das tradições do Brasil é assegurado pela Constituição Brasileira, que determina que o Estado tem o dever de proteger e apoiar as manifestações culturais, e de proteger as culturas indígena e afro-brasileira, entre outras. 

É importante lembrar que o folclore também diz respeito a uma sabedoria de conteúdo moral, e é essa sabedoria que subjaz às tradições de comunidades locais que vão sendo transmitidas às futuras gerações.

Vale lembrar alguns elementos e personagens do nosso folclore, como o saci-pererê, a lenda da Iara, a mula sem cabeça, e festas tradicionais e religiosas, como o carnaval, o bumba meu boi e a folia de reis. 

A cultura e as tradições são o DNA de um povo, que traz consigo histórias e marcas criadas ao longo da sua história e passadas de geração a geração. 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699