Para o completo gerenciamento da mobilidade urbana, é necessário, além de recursos tecnológicos, ponderar o tráfego de pessoas analisando suas expectativas e considerações.
Planejar o funcionamento de uma estação de trem requer muito mais do que tem sido oferecido por várias linhas. É preciso inovação, e, por essa razão, novas tecnologias estão sendo testadas para aliviar o grande tráfego de pessoas na cidade de São Paulo.
Uma solução encontrada pela Linha 4 Amarela do Metrô é mostrar aos usuários quais vagões estão mais vazios. Desse modo, eles podem distribuir-se nas plataformas e ter uma viagem mais tranquila. Isso foi possível após a instalação de um software que monitora e calcula o peso dos carros e oferece informação disso em tempo real nas telas distribuídas nas plataformas.
As telas mostrarão um desenho do trem com seis vagões e indicarão os mais cheios com um sistema semelhante a um semáforo, apresentando com cores vermelha, amarela e verde quais os carros mais cheios e mais vazios.
As plataformas também terão novas cores e números, para que as pessoas possam identificar em qual porta estão e para qual podem ir.
Esse novo recurso tem como objetivo desafogar os vagões superlotados e incentivar os usuários a buscar os vagões mais vazios, além de melhorar o desembarque e o embarque nas plataformas. Desde o mês de abril, os monitores da estação também mostram quanto tempo falta para que o próximo trem chegue à plataforma, para ajudar os usuários a se organizar.