Novembro Azul: mês de conscientização sobre câncer de próstata

Novembro Azul: mês de conscientização sobre câncer de próstata

image


Novembro é o mês de conscientização acerca de uma das doenças de maior incidência entre os homens: o câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca consultaram um urologista, muitos deles por falta de informação ou por preconceito em relação aos exames que podem diagnosticar a doença: a coleta de dosagem sanguínea do PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), surgem no Brasil, anualmente, 61,2 mil novos casos de câncer de próstata, o que representa sete novos casos de câncer por hora. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. 

O tratamento consiste em submeter o paciente a sessões de radioterapia, cirurgia e acompanhamento médico. “Temos uma chance de cura, dependendo das características do câncer, de mais de 95%. São números expressivos, em se tratando da cura dessa doença tão frequente”, explicou o médico urologista Bruno Mello Santos, do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei (HIC). 

Esse tipo de doença não costuma manifestar sintomas em seu estágio inicial. Desse modo, é muito importante estar atento aos fatores de risco, como parentes que já tiveram a doença ou hábitos de vida não saudáveis.

De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendável é que homens na faixa etária a partir de 50 anos procurem um médico para a realização de exames. No entanto, caso existam fatores de risco, deve-se procurar um médico aos 45 anos, e no caso de haver um parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata, o ideal é fazer isso aos 40 anos.

Muitos homens não procuram um urologista por preconceito em relação ao exame de toque retal. Vale lembrar, porém, que esse exame apenas é recomendado pelo médico após ser confirmada a necessidade da sua realização.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699