O líder eficaz e os desafios da liderança

O líder eficaz e os desafios da liderança

image


Liderar, acima de tudo, é definir um objetivo, estabelecer metas e aplicar estratégias para alcançar o resultado esperado. Um verdadeiro líder é aquele que cria o cenário para que a equipe caminhe junta em direção ao bem comum, ou seja, o sucesso da ação pré-definida, e faz com que a equipe o siga por estar convencida da validade de suas ideias e pelo entusiasmo com que motiva as pessoas envolvidas.

Um dos desafios da liderança é o tipo de gestão empregada no ambiente de trabalho. Muitas pessoas acreditam que se nasce líder, e não que essa é uma característica que pode ser desenvolvida, deixando-se muitas vezes de aproveitar talentos na empresa. Esse modelo é chamado de teoria da personalidade e é totalmente ultrapassado, pois, por mais que algumas pessoas nasçam com características que facilitem que assumam um cargo de liderança na organização, isso não quer dizer que elas sejam líderes. Se não desenvolverem essa capacidade devidamente, só será possível que elas se tornem chefes.

Há muitas diferenças entre a pessoa que está à frente de um cargo importante na organização, ou seja, o chefe, e o líder. Por essa razão é que a teoria da personalidade é um conceito que é muito confundido pelas pessoas. Afinal, nos dois perfis exerce-se autoridade e delegam-se tarefas aos subordinados, no entanto, a forma de isso ocorrer é diferente. Isso não quer dizer que algum deles tenha nascido para liderar. Enquanto o líder motiva a equipe e obtém bons resultados conquistando o respeito e a admiração de todos, o chefe apenas obtém o respeito que provém de seu cargo.

A verdade é que ninguém nasce predestinado a nada, e muitas pessoas podem desenvolver a capacidade de liderar. Um dos modelos mais eficientes de liderança é o da “liderança situacional”, que é exercida de forma em que se aproveitam talentos adaptando-se a cada liderado de acordo com a maturidade dele. Quando se fala em maturidade nesse contexto, o que se deve ter em mente é que isso não está relacionado à idade do colaborador, mas sim com o conhecimento que o liderado tem da tarefa a ser executada. Dessa forma, o líder estimula o liderado a se adequar a diferentes situações, considerando aspectos emocionais e motivacionais, de forma que, ao final da tarefa, o colaborador assuma responsabilidades com autonomia sem precisar recorrer ao líder frequentemente e obtendo bons resultados. 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699