A escassez cada vez mais frequente no que se refere à utilização de recursos naturais, os abusos cometidos pelas grandes indústrias, o desmatamento, a poluição em excesso e o consumo desmedido de fontes naturais são apenas alguns dos agravantes que fazem com que o meio ambiente esteja cada vez mais prejudicado.
Em complemento a isso, as atividades não sustentáveis de agricultura, principalmente relativas à produção de soja e a carne, assim como à queima da vegetação para a produção de carvão, permanecem como uma grande ameaça.
Sendo assim, apresentar soluções para os problemas ambientais é um dos desafios do mundo moderno e, justamente por isso, os profissionais com cursos de especialização na área ambiental ganham destaque.
Há quem pense que o campo de atuação esteja restrito aos órgãos de proteção da natureza e às organizações não governamentais, mas a indústria é a maior empregadora desses trabalhadores. Vale ressaltar que este segmento atua em conjunto com os setores de segurança do trabalho e de saúde.
Os cursos de especialização em Engenharia Ambiental estão voltados para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O principal objetivo é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, o profissional estuda os problemas do meio ambiente para projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.
Muitos cursos de formação contam com uma grade multidisciplinar, englobando as áreas de Biológicas, Exatas e Ciências Sociais. Aulas de Física, Matemática e Química se mesclam com aulas de Geologia, Hidrologia, Ecologia e Topografia.
______________________________________________________________________
Quer saber mais a respeito deste tema? Conheça os cursos de Pós-Graduação que abrangem a área do Meio Ambiente na USCS e venha fazer parte de nosso time!