Com o mercado cada vez mais competitivo, empresas de todos os setores estão transformando as estratégias de vendas e relacionamento com os seus clientes. Hoje, a venda direta, vista por muitos como invasiva, já não é auto-suficiente. É preciso ir além de simplesmente oferecer o seu produto, apresentando conteúdo de qualidade ao público-alvo e passando por várias etapas de relacionamento, até a conversão final.
Esse caminho é otimizado por meio do funil de marketing – ferramenta presente nas estratégias de Inbound Marketing -, colocando a necessidade do cliente como foco principal.
Mas o que é o funil de marketing?
Conhecer a necessidade real do consumidor e oferecer soluções, convertendo-o de forma voluntária, concedendo a ele a decisão de compra. Essa é o intuito do Inbound Marketing. Mas para chegar até o resultado esperado, é preciso passar por diversas etapas, que podem ser otimizadas por meio do funil.
O conceito do funil possibilita segmentar o seu público-alvo e entender a necessidade dele em cada momento. Se você deseja investir em conhecimento, mas não pensa em cada estágio, acabará enviando conteúdo pouco ou nada relevante para seu potencial cliente.
Por isso, é importante estudar a sua persona (criada a partir do seu público-alvo), entender cada estágio do funil, produzir conteúdos relevantes e bucar as informações necessárias.
Exemplo de estratégia do funil de marketing
Confira abaixo um exemplo de aplicação do Funil de Marketing, baseado em uma empresa de serviços de tecnologia de impressão 3D:
Topo do funil
Artigos amplos, com objetivo de mostrar o que é a impressão 3D, como essa tecnologia pode ser utilizada pelas pessoas ou pelas empresas, as principais aplicações e os ganhos obtidos.
Lembre-se de não utilizar termos técnicos ou aprofundados. Produza conteúdos com até 500 palavras, com leitura fácil e agradável.
Meio do funil
Artigos mais específicos, mostrando como escolher uma impressora 3D, como escolher os diferentes materiais, como aplicar no seu negócio.
Os textos podem ser maiores, com mil palavras e termos mais específicos. Tire as dúvidas dos leitores.
Fundo do funil
Mostre casos de sucesso. Crie textos com os resultados obtidos pelos seus clientes ou empresas conhecidas. Por exemplo: “Como a empresa X reduziu 30% do custo de produção com a nossa impressora 3D”.
Crie textos maiores, como e-books com 2 mil palavras. Aqui, você pode e deve divulgar a sua empresa.
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