Podemos responder que nada! E tudo!
Quando se fala em gerir pessoas a associação imediata é com seleção, avaliação, desenvolvimento, liderança, mas não se pode esquecer que pessoas e empresas vivem regidas por legislação e convenções com direitos e deveres definidos e fiscalizados. A dinâmica natural provoca atualizações, que também exigem eficiência e eficácia na gestão. Novas portarias, negociações sindicais, reformas trabalhistas se encontram com novos modelos de empresa – as exponenciais - novas formas de trabalho como o home office, por exemplo – e tudo mudou!
E os profissionais responsáveis por esta área conseguem se manter atualizados? Ter uma clara visão da importância estratégica do Departamento Pessoal para a empresa? Do peso que têm na retenção daqueles colaboradores selecionados, avaliados e em quem a empresa investiu para desenvolver? Percebem que ao demonstrar aos colaboradores que ele trabalha em um local estruturado, que cumpre leis, é mostrar que a organização os respeita e os considera?
A gestão de pessoas envolve ainda os cuidados com segurança, medicina do trabalho e estratégias de remuneração e benefícios que atendam aos anseios do colaborador, mas sejam economicamente viáveis para a empresa. A organização e a gestão eficiente do Departamento Pessoal são imprescindíveis para o bom funcionamento de uma empresa - de qualquer porte e segmento - trazendo ganhos para a instituição e para o colaborador!
Por estes motivos, o professor Márcio de Sousa Assis e eu, que já atuamos na área, tivemos a ideia de criar este curso - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL e RELAÇÕES TRABALHISTAS, que pretende apresentar técnicas e ferramentas que poderão otimizar o desempenho do profissional do DP, para que possa atuar com um olhar humanista associado a uma visão sistêmica e estratégica da empresa, contribuindo para os resultados organizacionais e ampliando os horizontes de sua carreira.
Prof Ms. Cida Bucater