Durante os Jogos Olímpicos, muitos atletas nas competições estão utilizando fitas adesivas coladas pelo corpo, fato que deixa muitas pessoas com dúvidas: por que os atletas usam essas fitas? Ou melhor, o que são essas fitas?
Esses adesivos fazem parte de um tratamento para amenizar dores e torções que os treinamentos ou práticas podem deixar nos atletas. O método se chama Kinesio Tape, que estabiliza e imobiliza as articulações por meio de bandagem funcional, preservando articulações, músculos, tendões e ligamentos do atleta, principalmente durante os treinos.
A bandagem é recurso terapêutico muito utilizado na área esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras. Existem ainda outras utilizações para o método por profissionais diversificados, como veterinários, por exemplo, que, utilizando a técnica em animais, descartam a teoria do efeito psicológico (placebo), sugerido por alguns estudos.
A Kinesio é um excelente estimulador sensorial e promove efeitos duradouros também sobre os estímulos mecânicos e constantes na pele. As fitas mantêm a comunicação entre os tecidos mais profundos por meio de diversos receptores localizados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais no próprio músculo. Elas são recomendadas sem contraindicação para tratar lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos. No entanto, é muito importante que ela seja colocada por um profissional habilitado, pois, se mal posicionada, pode gerar lesões na pele, alergias e má postura.