Os problemas na economia brasileira nos últimos anos afetaram principalmente o mercado de trabalho, deixando milhares de profissionais desempregados. Com isso, as vagas disponíveis se tornaram ainda mais exigentes e competitivas, fazendo com que até mesmo profissionais com anos de experiência voltassem às salas de aula para atualização ou repensassem a possibilidade de uma nova carreira. Além da crise, o mercado também vem sendo impactado pelas mudanças tecnológicas e áreas em desenvolvimento, que se tornam cada vez mais úteis dentro das empresas.
Em entrevista ao site Brasil Econômico, o consultor de carreiras, Emerson Weslei Dias, destacou algumas profissões em ascensão no mercado de trabalho e que estarão em alta em 2017. Confira:
Marketing Digital
O Marketing Digital é uma das apostas para 2017. Cada vez mais utilizado por empresas, as ações de comunicação digital potencializam, otimizam e comercializam produtos e serviços, além de estreitar o relacionamento com o consumidor. Segundo o consultor, o Marketing Digital será de extrema importância para as empresas, por seu baixo custo em comparação com as demais ferramentas de comunicação, e por seu alto nível de eficiência.
Área Tributária
Com a expansão de novos negócios, a Área Tributária vem se destacando no mercado de trabalho, chegando a setores não relacionados às áreas contábil e jurídica. Empresas de diversos segmentos começam a dar mais atenção aos seus setores tributários, tornando-os mais estratégicos do que operacionais. Devido à falta de receitas vindas das vendas, as empresas buscam cada vez mais olhar internamente e gerar planejamentos tributários. E é por meio dessa necessidade que o mercado tem se ampliado para a área tributária e para as oportunidades de planejamentos tributários, explica o consultor.
Gestão Operacional
O Gestor Operacional entra em cena, destacando-se pela organização, pelo controle e pelo planejamento presentes em seu trabalho. O olhar estratégico age, em particular, no funcionamento de pequenas empresas, mantendo a "casa em ordem".
Qual a relação entre essas carreiras?
Mesmo com previsões mais otimistas para 2017, este ainda será um ano difícil para que empresas projetem vendas e novos serviços, em decorrência da situação financeira dos consumidores. Por esse motivo, essas profissões se destacarão por atenderem às exigências do mercado atual, promovendo soluções com custos menos elevados e alternativas rápidas e viáveis, para que as empresas continuem progredindo mesmo em meio à crise.