Quase metade dos professores não têm formação na matéria que ensinam

Quase metade dos professores não têm formação na matéria que ensinam

image


Quase metade dos professores do ensino médio dão aulas em matérias não relacionadas à sua área de formação específica.  O levantamento, extraído do Censo Escolar 2015 e tabulado pelo Movimento Todos pela Educação, mostra que o problema atinge escolas públicas e privadas, e agrava-se em algumas matérias, como Física.

Cerca de 46,3% dos docentes atuam em pelo menos uma disciplina na qual não têm formação – o número equivale a 228 mil profissionais, dos 494 mil docentes que trabalham no ensino médio.

Desses profissionais, quase um terço (32,3%), só leciona matérias não relacionadas à sua formação; outros 14% se desdobram entre sua área e as demais sem habilitação. 

Professores do ensino médio

Porcentagem de docentes no Brasil formados nas disciplinas que lecionam


O cenário apresentado pode representar um desafio na diversificação prevista na reforma do ensino médio, que está em trâmite no Congresso por medida provisória. De acordo com a proposta, escolas e redes de ensino terão que desenvolver linhas de aprofundamento por área de conhecimento.

Com a reforma, os alunos deverão escolher a área de interesse – entre Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ensino Técnico. As matérias flexíveis devem tomar 40% da grade.

Fonte: Folha de S. Paulo.


0800 767 8727 | (11) 2714-5699