A divulgação de eventos culturais pode ser um verdadeiro desafio pois a cultura só tende a ascender e, desta forma, se faz necessário competir pela atenção do grande público frente a outros anunciantes. Entretanto, é sabido que os orçamentos culturais são, em grande maioria, limitados e muitas instituições se quer contam com muita verba. Assim, é necessário apostar em novas estratégias e técnicas para a divulgação assertiva de eventos culturais, visando atingir novos públicos.
Descubra como atrair público para eventos culturais e continue a leitura!
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Materiais de comunicação
Uma alternativa para uma boa divulgação é apostar em banners e faixas na fachada ou entorno do local onde o evento cultural irá ocorrer. Este meio de divulgação é o mais popular e é muito utilizado pelas instituições culturais pois permite aos transeuntes ficarem cientes do evento que está a ocorrer naquele local, mesmo de uma certa distância - por isso, é importante que tais materiais de divulgação sejam visíveis de longe.
Outra opção é investir na divulgação do evento cultural através de mobiliários urbanos, muito comuns em algumas cidades, pois este método permite que as pessoas da localidade fiquem sabendo do evento sem necessariamente terem de passar pelo local onde o mesmo irá ocorrer, aumentando, assim, o raio de divulgação.
Conteúdo na web
A divulgação do seu evento cultural pode ocorrer tanto através de conteúdos pessoais a serem disponibilizados na internet, quanto por meio de parcerias com sites e portais de divulgação diversos.
Em um site ou blog próprio ou da instituição onde o evento irá ocorrer, é possível divulgar fotos e vídeos visando atrair visitantes para o evento, além de contar com textos persuasivos explicando o evento e sua importância, bem como pode haver a divulgação de entrevistas exclusivas com os idealizadores, contando um pouco sobre as particularidades do evento.
Ao contar com parcerias de sites e outros divulgadores culturais, a divulgação de seu evento conseguirá atingir um público mais amplo e novo. Para que isso seja possível, é necessário entrar em contato com as assessorias de portais que têm como público alvo pessoas que se interessam pelo tipo de evento a ser realizado.
Redes sociais
As mídias sociais são grandes aliadas no processo de divulgação de eventos culturais pois conseguem atingir um público amplo e até mesmo “furar a bolha”, caso o conteúdo viralize. Para garantir uma boa divulgação é importante contar com o auxílio de plataformas como Instagram, TikTok, Facebook, Instagram, YouTube, entre outras, pois estas possibilitam um alcance maior de público de maneira direta e interativa.
Tanto por meio de redes sociais próprias, quanto das redes sociais da instituição (caso haja) onde ocorrerá o evento, se faz possível realizar tal divulgação organicamente. E, se houver verba, há ainda a possibilidade de investir em anúncios personalizados para cada rede visando atingir mais pessoas na hora de promover o evento.
Entretanto, é fundamental que o conteúdo apresentado e divulgado seja relevante, considerando o público presente em cada uma das mídias. Além disso, é importante se fazer presente nas redes pois, como o nome diz, são sociais, logo, pedem por contato e trocas diretas - isto é, engaje com seu público.
Patrocínio de projetos culturais
Quanto mais o público se engaja com o evento cultural, mais tal evento será divulgado de maneira orgânica. Porém, para que isso se mantenha em constante, é necessário tentar contar com patrocinadores para o projeto, podendo estes serem marcas ou instituições parceiras para que haja maior possibilidade de verba e divulgação.
Além disso, ao contar com patrocinadores, o evento consegue ser melhor divulgado, bem como as empresas patrocinadoras conseguem difundir seu nome, produto ou mesmo fixar sua imagem no meio cultural, portanto, trata-se de uma estratégia benéfica para ambos os lados.
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