Conhecidos como TGD, os Transtornos Globais de Desenvolvimento são distúrbios de interações sociais que se manifestam ainda nos primeiros anos de vida. Dentre as suas características, estão padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades executadas pelo indivíduo.
Pessoas diagnosticadas com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa, evitando contato visual e demonstrando aversão ao toque do outro, e com isso, costumam manter-se isoladas.
“Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são característicos da infância. Sua identificação e intervenção representam uma necessidade que define o futuro do indivíduo pelo resto de sua vida”, explica o Profº Altiere A. Carvalho, coordenador do curso de Pós-Graduação em Educação Especial na Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
Entre as demais características provindas dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, estão as variações na concentração e também na coordenação motora, assim como mudanças de humor repentinas.
Lidando com o TGD na educação
As crianças com transtornos de desenvolvimento tendem a apresentar comportamentos diferentes, e por isso, precisam de atenção especial na educação e processos que interferem em seu desenvolvimento. Para isso, é preciso preparo dos professores nas escolas, para que possam acompanhar de perto esses alunos, junto aos demais da mesma faixa etária.
Com a proposta de preparar os profissionais da educação, mantendo-os aptos para atuar com alunos portadores de TGD, a USCS desenvolveu o curso de Pós-Graduação em Educação Especial na Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento. “Conhecer o desenvolvimento humano e suas relações, assim como as alterações no desenvolvimento e o processo de capacitação confere o objetivo deste curso”, ressalta o coordenar Altiere. A. Carvalho.
O curso tem início em julho e conta com inscrições abertas. Clique aqui para mais informações.