Não é só quando a estação mais quente do ano chega que o protetor solar deve sair da sua bolsa, até no dia a dia ele é essencial para manter a sua pele saudável e radiante. Saiba como diferenciar os fatores de proteção solar e escolher o produto ideal para você!
Fator 15
Não importa a cor da sua pele, os dermatologistas recomendam o uso de no mínimo um protetor com FPS 30. Esse número significa que a pele vai demorar trinta vezes mais para ficar vermelha do que se você não estivesse usando nada. Portanto, 15 é um número muito baixo e não cumpre o objetivo de proteger contra o envelhecimento precoce e o câncer.
Fator 30 até 50
Esse é o fator mínimo que todo mundo deve usar. É orientado mesmo a quem tem pele negra, mais resistente a queimaduras por conta melanina (pigmento que dá cor à pele e já funciona como uma proteção). As morenas devem aplicar e investir naqueles FPS 35.
Nos dois casos, se você não toma sol há tempos, melhor ir devagar – use protetor 50 nos primeiros dias e depois diminua. Para quem tem pele clara, o correto é usar sempre o 50.
Fator 60 ou +
Serve para quem tem a pele muito clara e que fica vermelha sempre. Geralmente quanto mais forte o fator maior a concentração de ingredientes que melhoram a aderência dele na pele – isso protege mais nos mergulhos e quando você pratica esportes.