Liderar um time de pessoas exige competências específicas, diferentes das exigidas para um chefe. É necessário que o líder tenha uma postura que privilegie não apenas os resultados, mas também os caminhos traçados para alcançá-los.
Um chefe, muitas vezes, é temido pelos funcionários e se isenta no momento em que algo não dá certo, transferindo a responsabilidade para a equipe. E quando o sucesso é alcançado, atribui para si mesmo o mérito. O líder, ao contrário, sabe dividir as responsabilidades e trabalha bem as habilidades e dificuldades do time em busca do melhor resultado.
Ser exemplo, desenvolver sua personalidade, valorizar as críticas e formar, sem medo, novos líderes são alguns pontos essenciais de uma liderança eficiente.
Confira abaixo algumas dicas para se tornar um líder de sucesso:
Lidere pelo exemplo: deixe as atitudes falarem mais alto que as palavras. A história do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço não funciona em liderança. Portanto, ao tratar de comportamentos e atitudes, não exija da equipe o que você não faz.
Construa o alicerce: a liderança é baseada em relacionamento. Se não houver confiança e transparência no dia a dia, essa relação ficará comprometida junto à equipe.
Tenha coragem: líderes de sucesso são corajosos, o que não quer dizer não sentir medo, mas reconhecê-los, enfrentando a realidade das situações e escolhendo a melhor maneira de agir em cada etapa, para que, assim, os objetivos sejam alcançados.
Valorize as críticas: sempre haverá aqueles que discordam do seu modo de atuação. Busque compreender os seus pontos de vista, com o intuito de identificar elementos positivos e melhorar.
Conheça-se: antes de conhecer e liderar uma equipe, é importante que você faça isso consigo mesmo. O autoconhecimento é importante para se desenvolver como um líder. Separe alguns minutos do seu dia para refletir sobre suas ações e seu modo de ser, e destaque seus pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados.
Seja humilde: líderes de sucesso têm a coragem e a humildade de reconhecer seus erros e seus pontos fracos, permitindo que os demais os ajudem. Saber pedir desculpas também faz parte do perfil de liderança.
Forme novos líderes: a liderança sem reprodução é uma liderança sem propósito e sem perspectiva de futuro, gerando equipes dependentes e fracas, o que compromete as próprias atividades e a continuidade da organização.
Fonte: Catho