Para quem não está muito habituado, o desafio de fazer apresentações geralmente vem acompanhado da ansiedade e do nervosismo que, muitas vezes, comprometem a atuação do palestrante/orador.
Existe uma preocupação grande com a memorização do tema, a postura corporal diante da plateia e até mesmo, com o tempo, que geralmente, parece longo demais para a exposição diante de todos.
O que muitas pessoas não sabem é que, quanto mais estruturado for e quanto melhor for o planejamento da apresentação, maiores serão as chances de sucesso e segurança no momento da atuação do apresentador.
A Profª dos cursos de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional da USCS, Andressa Maurício, preparou algumas dicas que poderão ajudar:
Tenha conteúdo e embasamento sobre o tema: a falta de conhecimento gera ansiedade e permite a dificuldade de raciocínio durante a apresentação.
Divida o assunto em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão: isso facilitará o propósito da apresentação e o entendimento do assunto.
Planeje seu tempo: defina o tempo de cada conteúdo à ser falado para garantir maior controle na condução, evitando atrasos.
Tenha sempre um plano B em mente: é importante pensar que imprevistos acontecem. Por exemplo, os recursos escolhidos podem não funcionar, a energia pode cair, etc.. Por isso, tenha sempre em mente um plano B pensando em todas as possíveis situações.
Utilizando essas 4 dicas, certamente você se sentirá mais seguro e preparado para a sua apresentação, amenizando sua ansiedade.